Nossa Fundadora
Sua história começa em 1552, ano em que nasceu na cidade de Braunsberg (hoje Braniewo), região que pertence atualmente à Polônia. De família rica, Regina recebeu boa educação intelectual, moral e religiosa, deixou os privilégios do seu lar, aos 19 anos, para viver uma vida eminentemente cristã e dedicada aos necessitados. Com mais duas companheiras, foi morar em uma casa humilde, desprovida de bens materiais, na parte mais carente da cidade, mas acolhia a todos, principalmente os idosos, crianças e enfermos.
Iniciou sua vida cristã na paróquia de Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, Regina escolheu Santa Catarina como padroeira da Congregação. Por seu exemplo, dedicação e humildade, atraía cada vez mais jovens interessadas em auxiliar os doentes e na educação de meninas.
Nessa época, predominava o regime de clausura para ordens femininas. Porém, Regina e suas companheiras romperam com essa tradição, pois pautavam sua vida tanto no trabalho como na contemplação.
Madre Regina faleceu com 61 anos aos 18 de janeiro de 1613. Seu carisma e ideal de vida continuam inspirando jovens que levam o trabalho da bem aventurada Regina Prothmann adiante, em diversos países e também no Brasil, onde chegaram em 1897.
Pela perseverança e fé dessas religiosas, inspiradas por Madre Regina, o Hospital Santa Catarina, por 109 anos, perpetua o legado da fundadora da Congregação.